quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DIREITO CIVIL III - CASO CONCRETO 12 - ESTÁCIO - 2018.1



Caso 12


(TRF 5a. Região 2009 - adaptada) Carlos, de posse de projeto elaborado por uma arquiteta e por ele aprovado, celebrou contrato de empreitada mista com uma construtora para a realização de reforma em seu imóvel, não tendo sido estipulada cláusula de reajuste de preço. Neste caso, a construtora comprovando aumento de preço do material e salários dos empregados poderá determinar acréscimos no contrato realizado com Carlos? Justifique sua resposta.
Resposta:  conforme o  art.  619,  CC,  o  empreiteiro  não  tem  direito  a  exigir  nenhum
  acréscimo  quando  tal estipulação não está expressamente prevista em contrato (princípio da imutabilidade do preço). 

Questão-objetiva-1

No que se refere a contrato de empreitada, assinale a opção correta.
a) Na empreitada mista, a responsabilidade do empreiteiro refere-se à solidez e segurança do trabalho realizado em razão dos materiais utilizados, excluídos os problemas de solidez decorrentes do solo.
b) Desde que o contrato de empreitada e o projeto sejam escritos, o dono da obra não é obrigado a pagar ao empreiteiro por aumentos e acréscimos que, mesmo que não ignorados por ele, não         foram autorizados por escrito.
c) Salvo se ajustado em consideração às qualidades pessoais do empreiteiro, o contrato de empreitada não se extingue com a morte de qualquer um dos contratantes.
d) No silêncio do contrato, a presunção é de que o empreiteiro contratado utilizará seu próprio material na obra.
e) A empreitada de mão de obra caracteriza-se pela relação de subordinação do empreiteiro com o dono da obra.

Questão-objetiva-2

(TRE-AC 2015) O Código Civil estabelece diretrizes referentes à Empreitada. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) O empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela com seu trabalho e com os materiais. Não é permitido que      ele contribua somente com seu trabalho.
b) O contrato para elaboração de um projeto não implica a obrigação de executá-lo ou de fiscalizar-lhe a execução.
c) O empreiteiro não é obrigado a pagar os materiais que recebeu, se, por imperícia ou negligência, inutilizá-los.

Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de quinze anos, pela solidez e segurança do trabalho, tanto em razão dos materiais como do solo.

O empreiteiro não poderá suspender a obra por culpa do dono ou por motivo de força maior.

Questão objetiva 3

De acordo com o Código Civil, assinale a opção correta a respeito da prestação de serviço, da empreitada, do mandato, do transporte e do depósito.
a) No contrato de depósito, em caso de superveniente incapacidade do depositário, o depósito será estendido, até o prazo avençado, à pessoa que assumir a administração dos bens.
b) No contrato de prestação de serviço, a ausência de habilitação para o serviço contratado acarreta o não recebimento do objeto e       o impedimento do pagamento.
c) No contrato de empreitada, a ausência de verificação da obra por parte do comitente não obsta a rejeição da obra.
d) No mandato, os atos praticados pelo substabelecido serão considerados inexistentes se a proibição de substabelecer constar da procuração.
e) No contrato de transporte, o conhecimento de transporte é documento essencial para a comprovação do recebimento da carga e para a conclusão do negócio.