quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DIREITO CIVIL III - CASO CONCRETO 08 - ESTÁCIO - 2018.1



Caso 8


Minotauro, empresário milionário, celebrou contrato de doação com seu amigo de infância Aquiles. Através do referido contrato Minotauro doou para Aquiles uma pequena propriedade imóvel, onde ele pudesse organizar seu comitê eleitoral, já que pretende se candidatar nas próximas eleições municipais.
a) Aponte as características do contrato de doação entabulado entre os dois amigos:
Resposta: O contrato é unilateral, gratuito, de caráter pessoal, consensual, pois independe da
entrega da coisa, está ligado ao direito contratual e dentre outros.

b) Trata-se de doação não sujeita a encargo, sendo que o doador fixou prazo ao donatário para declarar se aceita ou não a liberalidade. Se Aquiles, ciente do prazo, não a fizer, o que acontecerá?
Resposta: Se ele não aceitar o bem imóvel, não tem direito a doação. Dependendo do valor do imóvel, o silêncio pode significar aceitação. Caso a pequena propriedade exigir acima do salário mínimo vigente, deve-se ser realizada a escritura pública.

Questão-objetiva-1

É correto afirmar que a doação feita a nascituro deve ser:
a) considerada nula tanto nos casos de natimorto como nos casos de nascimento com deficiência mental.
b) deve ser considerada inexistente no caso de natimorto e nula nos casos de nascimento com vida, ainda que haja     aceitação por seu representante legal.
c) nula de pleno direito, já que a personalidade civil começa apenas com o nascimento com vida, independentemente de aceitação por seu representante legal.
d) desde que seja aceita por seu representante legal, é válida, ficando, porém, sujeita a condição, qual seja, o nascimento com vida.